FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ÓRGÃOS
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ALUNA: DAIANE MARTINS DA COSTA
PROJETO DE TRABALHO
Identificação de um problema:
· Após visitar uma escola do campo, constatei que as crianças que vivem no campo não possuem acesso com o mundo letrado de modo pleno, visto que em falas de professores e até mesmo da diretora, queixas sobre a falta de acesso das crianças a livros, revistas e jornais, pois em sua maioria, as crianças não possuem esse contato direto em casa.
Os pais, em sua maioria, são iletrados e nem sempre estimulam os filhos à leitura, usam frequentemente a televisão e o rádio como meio para adquirem informações sobre o mundo que os cercam. Um outro problema identificado na visita foi à falta de espaço físico da escola destinado à leitura. Então, como criar um ambiente reservado à leitura, em um lugar onde há pouco espaço e que não possui biblioteca, de modo a favorecer e desenvolver o gosto das crianças pela leitura.
Levantamento de hipóteses e soluções:
· Se na escola não há um espaço destinado à leitura e não possui biblioteca, há necessidade em despertar o interesse das crianças para a leitura, seria importante encontrar meios de oferecer mais acesso aos livros, revistas, jornais, etc. cotidianamente. Fazer com que a leitura esteja presente na rotina da escola, não como obrigação, mas de modo a estimular e aguçar o interesse das crianças para o mundo letrado que está a sua volta, visando o seu desenvolvimento cognitivo e promovendo às crianças a oportunidade de escolha sobre o que desejam aprender.
Mapeamento do aporte científico necessário:
Neste livro a autora vem contando como literatura infantil é importante para a formação da criança para a vida adulta. Destaca a todo instante a importância do livro, que ele deve ser usado para estimular a criatividade, sensibilidade, capacidade de senso critico e imaginação das crianças. Escolhi esse livro como aporte teórico, por se aproximar muito do que pretendo desenvolver neste projeto, estimular e tornar a leitura mais presente na vida das crianças e da rotina escolar, já que um dos fatores destacados no livro, a qual me chamou a atenção, é a importância da escola na formação desses leitores. Penso que, cabe a escola ser criativa e encontrar meios de estimular essas crianças a interagir com o maio letrado.
· Este livro vem trazendo várias maneira de se pensar à importância da leitura, destaca a leitura como sendo a formadora da linguagem e da personalidade do homem e que todo bom leitor é bom aprendiz. Partindo dessa idéia, por que então não estimular e oferecer livros e revistas às crianças para que elas possam selecionar e a partir daí despertar o interesse para as novas informações que lhe são postas em sala de aula.
Seleção dos parceiros:
· Professora Maria Terezinha Espinosa - GEI de Educação do Campo: indicação de aporte teórico e ideias para o projeto de trabalho.
· Professora Ana Laura - Seminário Interdisciplinar: auxílio na formulação e identificação do problema.
· Mercado Flor da Posse: doação de um carrinho de compras para o projeto.
Definição de um produto:
- Tomando como base a hipótese e a solução para o problema levantado, decidi montar uma pequena biblioteca móvel com livros e revistas para as crianças da escola do campo.
Documentação e registro:
· Projeto com a descrição das etapas do processo de montagem da Biblioteca Ambulante.
Método de acompanhamento e avaliação:
- Pesquisa sobre os problemas encontrados na escola do campo;
- Pesquisa sobre como organizar o espaço escolar.
Publicação e divulgação:
- Arrecadação dos livros infantis;
- Doação da Biblioteca Ambulante para a Escola Municipal Estolino Peixoto da Rocha.
- Divulgação na apresentação do projeto de trabalho.
Referências Bibliográficas:
DINORAH, Maria. O livro infantil e a formação do leitor. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
JOLIBERT, Josette. Formando crianças leitoras. Tradução de Bruno Charles Magne. Porto Alegre, RS: Artes Médicas, 1994.
RICHARD, Bamberger. Como incentivar o hábito de leitura. Tradução de Octávio Mendes Cajado. 7 ed. São Paulo, SP, Ática, 2000. (Série Educação em ação).