Livros


MEMÓRIAS E PATRIMÔNIOS: EXPERIÊNCIAS EM FORMAÇÃO E PROFESSORES
Organização - Carmem Lúcia Vidal Pêrez, Maria Tereza Goudard Tavares e Mairce da Silva  Araújo


Dentro de uma rede complexa de conhecimentos e significações, o livro que reúne artigos de diversas pesquisadoras-professoras e diversos professores-pesquisadores, nos instiga - e muito à sua leitura. Entre os artigos está o de nossa coordenadora Maria Terezinha Espinoza de Oliveira, com o titulo: Nomes e lugares como patrimônio cultural (P.237-249)




PEDAGOGIA DA AUTONOMIA 
  Paulo Freire


“As idéias retomadas nesta obra resgatam de forma atualizada, leve, criativa, provocativa, corajosa e esperançosa, questões que no dia a dia do professor continuam a instigar o conflito e o debate entre os educadores e as educadoras. O cotidiano do professor na sala de aula e fora dela, da educação fundamental à pós-graduação. É explorado como numa codificação, enquanto espaço de reafirmação, negociação, criação, resolução de saberes que constituem os "conteúdos obrigatórios à organização programática e o desenvolvimento da formação docente".


UMA BREVE HISTÓRIA DO BRASIL
Mary Del Piore e Renato Venancio

"Uma breve História do Brasil é um livro único na maneira como consegue sintetizar mais de 500 anos de história e na forma agradável com que o faz. Tudo o que realmente importa para que se compreenda como o Brasil se tornou a nação que é hoje está aqui nestas páginas."



VIVÊNCIAS, MEMÓRIAS E HISTÓRIAS: DO AMBIENTE À SUSTENTABILIDADE.
Organização - Maylta Brandão dos Anjos

Ao iniciarem as aulas da disciplina “Ambiente e Desenvolvimento”, colocamo-nos frente a uma temática bastante reflexiva, pois somos membros de uma pequena parcela da sociedade que discute e sente-se responsável por ações que proporcionem transformações.
(...)
A partir desse encontro nossas vozes se uniram à da professora e as reflexões vieram  em forma de história de vida, de fatos cotidianos, de textos e de grandes partilhas. Este livro apresenta uma parte deste momento, vivido de forma rica por nós.
                                                                              Gicele Faissal

Entre os artigos está o da professora Gicele Faissal com o título: Sociedade e meio ambiente: trabalhando as tendências em aula.(P.45-56)