sexta-feira, 25 de março de 2011

CCHS promove Aula Magna com o tema: “Homem e Natureza: Marcas da Chuva em Teresópolis”.




        Na madrugada do dia 12 de janeiro de 2011, a cidade Teresópolis foi surpreendida por uma grande catástrofe. Jamais poderíamos imaginar que em meio uma tempestade sombria, com raios e relâmpagos estrondeantes, perderíamos amigos, parentes, conhecidos, enfim, pessoas queridas que deixariam um vazio enorme em nossos corações.
        Quando a madrugada chuvosa se foi, as marcas trazidas por ela ficaram: bairros irreconhecíveis, rios que se transformaram em “mares”, casas destruídas, pessoas mortas. Após essa triste calamidade, muitas dúvidas, aparentemente, sem respostas passaram a permear nossas mentes.
         A aula magna, realizada no dia 24 de março de 2011, com o tema: “Homem Natureza – As Marcas da Chuva em Teresópolis”, teve como objetivo central sanar um pouco de nossa inquietações e dúvidas sobre o que teria acontecido em nossa cidade, o por quê? A tragédia poderia ter sido evitada? Haveria algum culpado?
         Para viabilizar essa discussão três palestrantes, compuseram a mesa redonda: professor Luiz Antonio Pereira, professor Alexandre Garcia Monteiro e o Dr. Augusto Edmundo Braga, tendo como mediadora a coordenadora do Curso de Pedagogia Maria Terezinha Espinosa.
         A noite foi seguida por três apresentações brilhantes e bastante esclarecedoras, pois dúvidas e inquietações foram sanadas, mitos desmistificados, enfim, os estudantes puderam ter contato com pessoas que possuem conhecimento cientifico adequado para responder de forma coerente os questionamentos que foram trazidos pelos graduandos.
         Acreditamos que após a Aula Magna, o nosso senso de responsabilidade social tenha sido lapidado, pois percebemos que essa tragédia poderia ter sido menos dolorosa, se existissem políticas públicas adequadas para prever e minimizar os seus efeitos, e cabe a cada um de nós zelarmos pela nossa cidade e cobrar de nossos governantes que cumpram o seu papel, desenvolvendo medidas necessárias para garantir segurança e qualidade de vida a todos nós que residimos em Teresópolis.

Janaina Liotério - graduanda do curso


Um comentário:

  1. When I oгіginally left а comment I aρpeаr to have clicked the -Notify me when new comments аre aԁded- cheсkbox and from noω on eаch time а
    cοmment is added I get 4 еmails
    with the exact ѕame comment. Τhere has tο
    be а means уou are able to remοve me from that ѕervice?
    Thаnkѕ!

    Take а look at mу ωebsite: engenharia.faccat.br

    ResponderExcluir