quinta-feira, 31 de março de 2011

Lidando com nova concepção de vida

        O trabalho começou em cinco abrigos na cidade. Conforme a Prefeitura foi remanejando as vítimas nos abrigos, o curso concentrou os trabalhos na Igreja Batista da Barra do Imbuí, onde havia cerca de 30 famílias crianças. Lá se desenvolvem atividades lúdicas com o foco pedagógico, com contação de histórias, jogos, leituras de literatura infantil, entre outras. Os estudantes trabalham em duplas, com grupos que se dividem na parte da manhã e na parte da tarde. A observância do comportamento das crianças tem gerado novos planos para lidar com as necessidades emergentes da situação e experiências únicas. “Percebemos que as crianças querem expor os pensamentos e sentimentos em relação a tudo que elas sofreram e por estarem em um lugar que não é a casa delas. No primeiro momento era pouca fala, mas com o tempo começaram a conversar mais”, relatou a coordenadora. A estudante Jéssica Mendes de Oliveira, do sétimo período de Pedagogia, também sentiu um pouco de resistência ao se aproximar das crianças nos primeiros dias em que trabalhou no abrigo da Igreja de Deus na Várzea. “No decorrer dos dias eles começaram a interagir mais e o trabalho foi se desenvolvendo. Com materiais doados pelo Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) conseguimos realizar diversas atividades e acredito ter transformado um pouco aquela realidade tão triste”, refletiu. Junto a estudante Eluanna Esteves e com a parceria do responsável pelo trenzinho, as estudantes proporcionaram momentos de descontração para as crianças com um passeio pela cidade. “Foi algo muito marcante para todas as crianças, era nítida a emoção e alegria delas”, observou.

“O objetivo foi levar amor e força para essas crianças tão sofridas e acredito que alcançamos. Para mim fica a lembrança de um trabalho inexplicável onde ganhei muito mais que doei”
                                                       Jéssica Mendes de Oliveira

     Reportagem de Giovana Campos

Nenhum comentário:

Postar um comentário